24 dezembro 2007

Compartilhando nessa noite de natal a mensagem da mãe de anderson. Ele que faz muita falta pra todos nós!!!

Uma mãe que clama por Justiça

Por MARLENE M. DE MIRANDA SOUTO


...Sete meses se passaram.

Hoje, venho expressar a minha eterna gratidão para com todos que, através de uma palavra, gesto, carinho, e oração, estão nos ajudando a seguir nesta jornada, com a ausência do nosso primogênito ANDERSON MARCOS DE MIRANDA SOUTO.

Anderson, que não foi apenas um Administrador de Empresas, mas sim uma pessoa incrível, admirado por todos que o conheciam, um filho maravilhoso, amigo, companheiro, dotado de uma inteligência como poucos... e a sete meses, estamos órfãos de tudo isso!

Até quando meu Deus? Nós, seres humanos, especialmente nós Pernambucanos, vamos ter que conviver com tanta violência, tanta bandidagem?

Perdemos um filho!!! Um filho que qualquer pai, mãe, irmão, gostaria de ter, mas não fomos apenas nós que perdemos, o nosso Estado, ou porque não dizer, o nosso País, também, ficou mais pobre, pois perdeu um cidadão que tinha uma bagagem enorme, com objetivos a serem alcançados e com ideais positivos de mudança, sonhava com a UTOPIA.

Só quem teve o prazer de conhecer e conviver com aquela humilde criatura, sabe o quanto ele era uma pessoa capaz, perseverante em seus objetivos; Força para lutar nunca lhe faltou. Chegar a Diplomacia era a sua meta. Alguém duvida? Com certeza, não os que o conheceram de perto.

Idiomas, músicas – com o seu inseparável violão – pesquisas, eram o seu passa-tempo preferido. Percorrendo esse caminho só fazia amizades, o que ele sabia selecionar muito bem, e também cultivá-las, o que era mais importante, ao ponto de seus amigos serem uma extensão de nossa família.

Difícil imaginar, que de uma hora para outra, perdemos tudo isso da forma mais brutal e cruel para um ser humano que só fazia o bem, pensando sempre no melhor para todos.

Nunca mediu esforços para ajudar ao próximo em qualquer situação. Daí sempre me vem à pergunta: Meu Deus porquê ele? Por que pessoas como ele? E só encontro uma resposta: IMPUNIDADE, IMPUNIDADE E IMPUNIDADE.

Até parece que só bandido tem vez.

Na mesma semana que perdi meu filho, foi lançado um projeto do Governo do Estado de Pernambuco, chamado "PACTO PELA VIDA", o que mudou?

Quantas vidas foram interrompidas nas mesmas circunstâncias da de Anderson? Na mesma imediação da Avenida Recife?

Quantas vítimas nesse período? Não se sabe, mas acredito que, graças a Deus, tenham tido mais sorte. Mas, quais as providências tomadas pelas autoridades?

Vale a pena amar esta Cidade? Este Estado? Este País? Pois, junto à dor que sentimos há sete meses, cresce a certeza da impunidade.

Quem ceifou a vida de Anderson, será que não repetiu, até mais vezes, o mesmo ato inconseqüente nesse período? Tomara Deus que não! Pois ele ou eles continuam por aí.

Que tipo de justiça é a nossa? Até existe para alguns, claro, nada compensa a ausência de Anderson, mas amenizaria um pouco da dor, se já tivesse havido justiça, e passaríamos a acreditar mais em nossas LEIS.

Que valor tem a vida das pessoas que, como Anderson, almejava sempre o bem, acreditava em um Brasil melhor, achando que as noites que ficou sem dormir diante dos livros e seu computador, enriquecendo seus conhecimentos, pudessem fazer parte daqueles que engrandeceria um País que ele tanto acreditou.

Por tudo que ele foi nesta terra só nos resta agradecer a Deus pelo privilégio de tê-lo como nosso filho e poder, até mesmo, ter aprendido alguma coisa boa durante os 25 anos e 10 meses de convívio. VALEU FILHO.

Neste primeiro Natal que vamos passar sem a presença física de Anderson, na certeza de que ele está com Deus, em um cantinho muito especial, pedimos ao nosso PAI: proteção para todos, muita, mas muita Paz, até mesmo para os familiares dos que interromperam a vida do meu filho, pois não tiveram o prazer de ter um filho como Anderson. "Tende compaixão, Senhor".


A todos que conviveram e conheceram Anderson, recebam um abraço afetuoso com muita paz neste Natal e que possamos viver sem violência. Vocês foram as pessoas selecionadas por Anderson, especialmente colegas de colégio, cursos e faculdade.

Hoje vocês são os filhos adotados por nós. Um beijo no coração de cada um escolhido pelo nosso inesquecível ANDERSON MARCOS DE MIRANDA SOUTO.

Uma mãe que chama por JUSTIÇA.

10 dezembro 2007

Putz... percebi agora que faz muito tempo que não tem post novo por aqui.. que dívida comigo mesmo! mas não vai ser agora que vou pagar completamente... o tempo está curto, tem muita coisa pra fazer e falar, mas vale nesse momento a lembrança que viajar é muito bom! Passear, respirar otros ares e principalmente rever os amigos é bom demais!

Foto: Santa Maria - RS (by Mar)

26 setembro 2007

Até por uma questão de sobrevivência, não tem como não pensar na parte financeira das coisas, quer seja no mundo empresarial, que como todos sabem só sobrevive com o lucro mesmo, ou nas instituições do Terceiro Setor que apesar de não trabalharem com o lucro com o mesmo conceito dos outros setores, igualmente precisam das finanças bem organizadas para sobrevivência. E assim o mundo gira e o dinheiro rola (infelizmente somado ainda com muita corrupção que acaba por piorar a situação de todos nós).

No entanto, não dá pra ficar o tempo todo escravo de tudo isso, muitas vezes perdemos boas oportunidades de diversão, por sempre achar que é “muito gasto” sem usar um pouco da nossa criatividade pra pensar em coisas boas que não necessariamente são um estouro no orçamento (como um ótimo passeio no parque com os amigos pra ver o por do sol e as “fontes dançantes” que não custam mais que a passagem de ônibus). E isso é fato comprovado! Claro que não dá mesmo pra fazer tudo, mas não é esse normalmente o problema das pessoas que sempre reclamam que não dá nunca pra fazer nada na vida, ou sair e se divertir.

Voltando a parte social, é muito triste ver projetos bons passando por interrupções por falta de apoio, parece uma falha nas avaliações onde não temos ainda uma visão dos benefícios quando estão presentes os resultados qualitativos, só pensamos através de números e eles são mesmo importantes, mas na maioria das vezes para uma conclusão eficaz, eles não são o bastante.

E a mesma lógica está aí na nossa vida, e não tem como não comentar sobre pequenos detalhes que também são importantes, como um abraço, um telefonema, ou um presente sem interesse, que não tem o custo baseado nas cifras pagas, mas no sentimento de lembrança, amizade ou saudade das pessoas que gostamos. As pequenas coisas devem fazer mesmo a diferença e são complementares a tantas coisas que buscamos e vamos conseguindo ou perdendo através de nossas próprias atitudes.


Só como um cantor
Vejo a noite cair
Debaixo dos meus pés
Como um edifício cai
E eu quisera ter
A música do mar
As frutas do pomar
Antes da chuva vir


No out-door luminoso
A vida a mentir
Nenhuma estrela mais perto dos olhos
Ninguém
Ecos de um rádio antigo
Eu penso ouvir
Um cigarro um segredo e nada além
.
Quanto mais ando mais perco
Teu rastro armadilha na estrada sem fim
Choro em silêncio a dor
Sofro mas nem a lua tem pena de mim
Sei mais caminhos que os meus sapatos
Na escuridão esperava por ti
Mas ontem rasguei teu retrato
Te matei e dormi


Serenata sem Estrelas
Composição: Zeca Baleiro / Fagner
Foto: Pôr do Sol no Ibirapuera/ SP (by Mar)

20 agosto 2007


Claro que as coisas mudam: mudam os lugares, o trabalho, as prioridades, as pessoas... mas nem todas as pessoas, isso é que é a melhor parte! E alguns bons amigos que não dependem de tempo/espaço, naquele momento que mais precisamos estão lá, e não pode ter nada melhor. E sem dúvida, as coisas se arrumam e pra melhor!
.
É claro que somos as mesmas pessoas
Mas pare e perceba como seu dia-a-dia mudou
Mudaram os horários, hábitos, lugares
Inclusive as pessoas ao redor
São outros rostos, outras vozes
Interagindo e modificando você
E aí surgem novos valores,
Vindos de outras vontades,
Alguns caindo por terra,
Pra outros poderem crescer,
.
Caem 1, 2, 3, caem 4,
A terra girando não se pode parar.
.
Outras situações em outras circunstâncias,
Entre uma e outra as vezes surgem mesmos defeitos,
Todas aquelas marcas do jeito de cada um,
Alguns ainda caem por terra,
Pra outros poderem crescer.
.
Outro ciclo em diferentes fases.
Vivendo de outra forma,
Com outros interesses, outras ambições,
Mais fortes, somadas com as anteriores,
Mudança de prioridades,
Mudança de direção,
Alguns ainda caem por terra,
Pra outros poderem crescer.
.
Anacrônico
Composição: Pitty / Graco
Foto: Nassau/ Bahamas (by Carol)

09 julho 2007

Saudade pode doer, hein?!? Acho que sim... E a saudade pode ser boa? Acho que sim tb... Mas a melhor parte deve ser quando está pra acabar! E está mais perto que longe!
E feriadão sem direito a nem olhar pro Mar não é legal! Mas os csd/mp3s/rádios etc ainda dá pra escutar e é muito bom ter tempo pra isso! Faz parte tb de estar sempre descobrindo coisas novas e revendo outras, e é isso aí, não dá pra parar!


Antes que seja tarde

olha, não sou daqui
me diga onde estou
não há tempo não há nada
que me faça ser quem sou
mas sem parar pra pensar
sigo estradas, sigo pistas pra me achar

nunca sei o que se passa
com as manias do lugar
porque sempre parto antes que comece a gostar
de ser igual, qualquer um
me sentir mais uma peça no final
cometendo um erro bobo, decimal

na verdade continuo sob a mesma condição
distraindo a verdade, enganando o coração

pelas minhas trilhas você perde a direção
não há placa nem pessoas informando aonde vão
penso outra vez estou sem meus amigos
e retomo a porta aberta dos perigos

na verdade continuo sob a mesma condição
distraindo a verdade, enganando o coração


Música: Pato Fu
Composição: John/Fernanda Takai/Tarcísio Moura
Foto: Ibirapuera (By Mar)





28 maio 2007

Às vezes queremos escrever algo que parece que não sai em palavras, ficamos adiando, adiando, e é algo forte e talvez por isso mesmo indescritível. Mas pelo menos vou colocar uma parte da musica que estava na minha cabeça esses dias e quem sabe outra hora melhoro esse texto. São muitas lembranças boas e agora só tenho mesmo a agradecer pelos momentos vividos.

É tão estranho, os bons morrem jovens
Assim parece ser quando me lembro de você
Que acabou indo embora, cedo demais
(...)
Lembro das tardes que passamos juntos
Não é sempre, mas eu sei
Que você está bem agora
Só que este ano o verão acabou
Cedo demais.

Love in the afternoon
Legião Urbana
Composição: Renato Russo

27 abril 2007


Só vivendo mesmo cada dia, um atrás do outro... mesmo que alguns não sejam tão legais ou sejam até tristes, um próximo tem que vir melhor, não é possível! Na verdade é possível, mas realmente deve ser muito de nossa conta fazer com que isso aconteça. Então vamos vivendo, conhecendo sempre coisas novas, lugares novos, pessoas novas, etc etc etc E aqui vai seguindo um pedacinho disso tudo seja numa música (como essa que acabei de conhecer hj entre tantas que vou guardando aqui e vai ficando um backup :) ou dos lugares que trazem alguma foto como lembrança e assim vai, um dia após outros e esperamos sim: melhores!!!!


Olhos de Escudo

Ei, volte aqui, não tenha medo
Os meus olhos não escondem segredos
Eu sou assim mesmo

Ei, volte aqui, aonde pensa que vai?
Logo agora que sentou à minha frente e diz
que o vento leva o meu cheiro até você

Mas tenho que confessar
Achei que iria ser mais fácil
Detesto imaginar
A possibilidade de fracasso

É que eu tenho que derrubar os seus muros
Preciso desvendar esse teu mundo
Eu sei que vou desmoronar
Seus alicerces sempre tão seguros
Até você baixar a guarda

Dos teus olhos de escudo
Eu vou entrar, vou entrar
Teus olhos de escudo
Deixa estar, deixa estar

Ei, desliga não
Me deixa gastar mais o teu tempo
Me explica o que eu não entendo

Ei, volte aqui, aonde pensa que vai?
Logo agora que sentou à minha frente e
diz que o vento leva o meu cheiro até você

Composição: Isabella Taviani
Foto: Instituto Butatã (by mar)

09 abril 2007

Saudade! Saudade! O que significa isso hein? Já que está na categoria dos sentimentos fica difícil explicar neh? Fica difícil fazer com as que as pessoas sintam da mesma forma ou às vezes nós mesmos não sabemos realmente o que nos faz falta, não sabemos do que vamos sentir saudade, além do mais tem uma velha, velha idéia, que diz que só sentimos falta ou damos valor ao que perdemos... será? Não vou entrar nesse mérito, mas o que sei mesmo é que o mar faz muita falta, e disso já tinha muita noção, então: saudade sim!!! Saudades do Mar!!!!! E de muitas outras coisas que nos fazem refletir sempre...

Foto: Praia do Futuro - Fortaleza/CE (By Mar)

24 março 2007

Minha cor
Minha flor
Minha cara

Quarta estrela
Letras, três
Uma estrada

Não sei se o mundo é bão
Mas ele ficou melhor
Quando você chegou
e perguntou:
Tem lugar pra mim?

Espatódea
Gineceu
Cor de pólen

Sol do dia
Nuvem branca
Sem sardas

Não sei quanto o mundo é bão
Mas ele está melhor
Desde que você chegou
E explicou
O mundo pra mim

Não sei se esse mundo estã são
Mas pro mundo que eu vim já não era
Meu mundo não teria razão
Se não fosse a Zoe

Inspiração é a palavra de hoje: inspiração para fazer coisas legais, para trabalhar, para se arrumar, pra cantar, pra dançar, etc etc etc. Nem sempre estamos dispostos a fazer as coisas com um toque especial, como aquele acordar com coragem de fazer algo diferente... mas será que a rotina é que é mesmo a normalidade? O que não dá mesmo é deixar é que tudo vire costume, e não deixar espaço pra que boas surpresas aconteçam. Estamos vivos? E aí?
Quanto à música é lindíssima e fica aqui tb pras amigas ruivas, como a flor da Espatodea e quanto às curiosidades, essa música foi inspirada na filha tb ruiva de Nando Reis, chamada Zoe.
.
Música: Espatódea - Composição: Nando Reis

14 fevereiro 2007


Calling You

A desert road from Vegas to nowhere
Some place better than where you've been
A coffee machine that needs some fixing
In a little café just around the bend

I am calling you
Can't you hear me
I am calling you

A hot dry wind blows right through me
The baby's crying and
I can't sleep
But we both know a change is coming
Coming closer, sweet release

I am calling you
I know you hear me
I am calling you

Composição: Bob Telson
Tema do filme"Bagdad Café"
.
Esse filme é muuuito bom e como estava escrito em algum lugar da internet, vale mais que muitas sessões de terapia... A idéia aqui não é tentar resumir numa pequena frase ainda mais que cada um pode ver e não achar nada demais ou achar algo totalmente diferente. O que vale mesmo é que em pequenas coisas muitas vezes podemos perceber o quão mais simples a vida pode ser.
.
Foto: Ibirapuera - São Paulo (By Mar)

31 janeiro 2007

Post de aniversário!!!
Só falta cantar o "parabéns pra vc", e o bolo pode deixar que eu já comi (assim como muitos outros doces... :) Pois é! tenho que dizer isso de novo: o tempo passa muito rápido! Faz um aninho que decidi começar a escrever por aqui. Na verdade não era só isso, além do blog tenho a ideia de um um tipo de site com outro enfoque mas enfim, só vale pra ressaltar que nunca realmente levei a idéia pra frente, mas um dia vou focar nisso, agora não é prioridade.
Por falar nisso, essa palavra é muito boa: prioridades, assim como foco, direção e outras coisas assim parecidas. Realmente as coisas acontecem rapidamente, tem horas que parece que somos apenas levados pela maré, mas é fato que nosso posicionamente e nossa atitude podem ajudar a tornar muitas coisas realidade. Juntando tudo, lembrei agora de um filme que vi por esses dias (16 quadras) e umas das mensagens que ficou foi - as pessoas mudam - Adiciono ainda, coisas que nem cogitamos mudam mesmo: como uma mudança de cidade assim de uma hora pra outra (isso lembra a vida de alguém).
E nessa roda do tempo tudo é uma loucura, ficamos por vezes entre o rápido e o muito demorado, mas enfim é mesmo essa loucura e perturbação que são impulsionadores... E o que seria de nós, do ambiente e de tudo se a mudança não fizesse parte disso? Mas por aqui uma das coisas que não mudam é a presença do Mar, então mais uma música que lembrei:

Todo o Azul do Mar
.
Foi assim como ver o mar
A primeira vez que meus olhos
Se viram no seu olhar
(...)
Quando eu mergulhei
Fundo nesse olhar
Fui dono do mar azul
De todo azul do mar
.
Foi assim como ver o mar
Foi a primeira vez que eu vi o mar
Onda azul - de todo azul do mar
Daria pra beber todo azul do mar

Roupa Nova
Composição: Ronaldo Bastos - Flávio Venturini