A Amazônia: linda, diferente, encantadora e mesmo não conhecida por muitos turistas brasileiros recebe um grande número de estrangeiros. A região pode ser melhor visitada através de locais como os chamados "Hotéis da Selva", onde por alguns dias, pode-se conhecer mais de perto a amazônia e vivenciar um pouco melhor suas especificidades. A proposta não é ser algo de luxo, mas um contato maior com a natureza, onde podem ser realizadas trilhas, canoagem, observação de animais, pesca e etc etc.
Pra mim, uma das melhores atividades foi a focagem do jacaré, não pelo jacaré em si, até porque não tivemos tanta "sorte" e só encontramos um filhote de meses, mas pela noite mais estrelada que já vi. Aquela pequena canoa, sem motor, rio adentro, mata para todos os lados, enfim, é difícil descrever, mas estava um noite belíssima. E para completar, no outro dia, acordar antes das 5 da manhã valeu a pena demais, pelo lindo nascer do sol.
A grande quantidade de rios no Amazonas é realmente surpreendente e as formas de locomoção com a grande quantidade e tipos de barcos é bem diferente. A pobreza, a má distribuição de renda e as comunidades ribeirinhas precisam ainda de muita atenção e melhorias, mas que cidade hoje no país não passa infelizmente por problemas socio-econômicos?
Enfim, ter a possibilidade de conhecer novos lugares e novas pessoas é sempre interessante e gratificante, e nem falei ainda dos peixes, sorvetes e do famoso açaí dentre outras comidas regionais, além do conhecido Teatro Amazonas e sua feirinha. Realmente um pedaço diferente do Brasil, mas que guarda este estreitamento com a natureza e como não nos encontrarmos e pensarmos melhor em momentos como este?
Foto: A Amazônia e seus Igapós (Simone Ms Lima)